2 de novembro de 2010

Um ano celebrando a soberania de Deus

Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro? Ou quem primeiro deu a ele para que lhe venha a ser restituído? Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém! (Romanos 11:33-36)
Enquanto estudava no Seminário Presbiteriano de Brasília, o Rev. Marcos Alexandre, atual reitor do SPB, dizia aos seus alunos que o texto mais difícil da Bíblia era os capítulos 9, 10 e 11 do livro de Romanos. De fato, nestes capítulos o apóstolo Paulo trata de temas tão profundos, que ele simplesmente fecha o capítulo louvando a Deus e apontando a profundidade de Sua sabedoria e conhecimento.

E qual o assunto que desperta tanto louvor e que fala tanto da profundidade do conhecimento divino? Engana-se quem pensa que é a predestinação. Na verdade, Romanos 9 a 11 trata do tema que domina toda a Bíblia e deve dominar a vida de todos os cristãos: a soberania de Deus.

O Deus Soberano controla tudo o que acontece. A Ele pertencem todas as coisas (dele), Ele controla todas as situações (por meio dele) e faz com que tudo se encaminhe para o fim definido por Ele (para ele). O decreto da predestinação, o destino de Israel, o fim do mundo, a pregação do Evangelho...tudo isso são apenas manifestações do exercício deste poder divino.

Ótimo livro sobre a soberania de Deus, escrito pelo batista A W Pink
Porque Deus é Soberano, o objetivo central do mundo e da História não é a felicidade dos seres humanos, mas sim a glória do Senhor. É também por este motivo que reconhecemos que Ele tem o poder de definir o que é certo e errado, por meio de sua Lei. Mais do que isso, a salvação pela graça, por meio da fé, como fruto da pregação do Evangelho...tudo isso se sustenta única e exclusivamente na escolha divina de que este é o método justo e apropriado para a salvação da humanidade. E não paramos aí: porque o Senhor é o Rei Supremo, Ele tem o direito e a capacidade de governar cada ato da História, desde a crucificação de seu Filho até a roupa que você escolheu para vestir hoje.

Hoje confunde-se calvinismo com predestinismo. Mas a verdade é que ser calvinista (ou reformado) é muito mais do que acreditar nos cinco pontos. A doutrina reformada mais importante é a da soberania de Deus sobre todas as coisas. Esta é a base não só dos cinco pontos, mas de toda a prática dos que se identificam com os ensinos de João Calvino.

João Calvino: ele ensinou muito mais que predestinação.
O 5 Calvinistas nasceu há um ano, no dia em que se comemora a Reforma Protestante: 31 de outubro. Nestes 12 meses, foram 136 posts que buscaram, de uma forma ou de outra, falar sobre a soberania de Deus. Uma soberania que não é apenas teológica...por isso também falamos aqui sobre política, lógica, ética e até damos umas pitacadas sobre economia e cultura. Para este segundo ano, esperamos escrever mais...e sobre mais assuntos. Afinal, como calvinistas, entendemos que Deus deve reinar sobre todas as esferas da vida humana. Inclusive sobre aquelas onde o mundo acha que os cristãos deveriam ficar calados.

O nosso objetivo? Continua o mesmo. Fazer com que Deus, e somente Ele, seja glorificado cada vez mais.

SOLI DEO GLORIA!

2 comentários:

  1. Muito mais que lindo, maravilhoso e profundo, que nosso Deus noa ensine a andar e agir tendo a consciencia de que Ele reina soberanamente acima de tudo e de todos!
    SDG

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!(5Calvinistas) por este um ano na presença do Senhor.
    Mostrando que Deus é Soberano e divulgando ao Evangelho e refutando as falsas Doutrinas.
    Sola Scriptura, Sola Gratia, Sola Fide, Solus Christus e Soli Deo Glória.

    ResponderExcluir

Sua opinião sobre este post é muito importante. Para boa ordem, os comentários são moderados e somente são publicados os que forem assinados e não forem ofensivos, lembrando que discordar não é ofensa.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.